Assessoria Jurídica, melhora a eficácia da cobrança judicial

Publicado por nicolauwarisadv em terça-feira, outubro 07, 2014 com Nenhum comentário
O empresariado enfrenta um grandioso problema: a inadimplência. Principalmente, quando não está amparado por uma assessoria jurídica. Muitos fornecedores, ao serem atingidos pela inadimplência, simplesmente protestam os títulos, ou colocam o nome do consumidor no cadastro de maus pagadores.

Essas medidas, muitas vezes ajuda, pois, em alguns casos o consumidor inadimplente quita sua dívida. Mas, quando não há uma resposta positiva do cliente. O que fazer?

Nem sempre protestar ou inscrever em rol de maus pagadores resolve. E quando ocorre isso, as empresas apelam ao judiciário para reaver seus valores, mesmo assim, com certo receio, pois acreditam que o judiciário é moroso e oneroso.

O processo de cobrança, dependendo da prova da dívida que o cliente tiver em mãos, é muito mais rápido do que se imagina.

De fato, o judiciário está saturado de demandas judiciais, e por isso, um pouco moroso, contudo, continua efetivo.

Ademais, o processo judicial tem caráter compelitório, isto é, ainda intimida o devedor, que ao saber que pode ter seus bens penhorados, contas bloqueadas, adota medidas para quitação do débito.

Infelizmente, muitos empresários, por desconhecimento, preferem não ingressar no judiciário, e aguardam longos prazos, dando chances aos devedores, e, muitas vezes essa demora em agir, ocasiona a prescrição da dívida, já não podendo mais ser cobrada do devedor em juízo.

Portanto, a demanda judicial, seu tempo, e seu custo, dependerá da forma como o negócio foi realizado, devendo o empresário através de seu advogado, comprovar da melhor forma, seja com emissão de nota fiscal, duplicata, cheque, recibo etc.

Diante dessa realidade, frisa-se a importância do assessoramento jurídico tanto na parte consultiva, quanto contenciosa, para que seja promovida uma assessoria direcionada a tornar eficaz o resgate de títulos vencidos, quando ainda possível, e naqueles que estão com problemas na fase inicial, alcançando assim, melhores resultados.